A dedicação à conquista de mindfulness e de meditação é um processo de autoconhecimento, que constitui uma das tarefas mais nobres, gratificantes e desafiadoras a que um ser humano pode se dedicar durante a sua existência.
Nem no Ocidente nem no Oriente … Há poucos praticantes que sabem o que é a meditação. Em nossas viagens à Índia, visitamos muitas escolas, mesmo perto do Himalaia, e descobrimos que mesmo alguns professores e escolas realmente ensinam métodos eficientes e originais.
Muitas pessoas pensam que a meditação é reduzir a conscientização, ouvir uma gravação… isso é apenas para relaxar e que vai tornar a pessoa lenta e sem produtividade. Mas, na verdade, a meditação é o contrário, é aumentar a conscientização, é expandi-la, é aumentar a lucidez. A meditação estimula o cérebro com exercícios, promovendo insights, intuições e criatividade. A meditação está desligando as emoções e os pensamentos dispersos. É aumentar poderosamente o foco e a produtividade, eliminando a mente das dificuldades, fazendo você viver o momento presente com mais intensidade. Algumas pessoas dizem que acordam após o treinamento de meditação … como eles acordam? Esta pessoas estavam dormindo? É o contrário. Quando você entra no estado de meditação, é como se estivesse dormindo toda a sua vida e nesse momento de meditação você acorda!
A dedicação à conquista de mindfulness e de meditação é um processo de autoconhecimento, que constitui uma das tarefas mais nobres, gratificantes e desafiadoras a que um ser humano pode se dedicar durante a sua existência.
Comece a fazer qualquer coisa estando no momento presente, totalmente focado naquela atividade sem se distrair com coisas do passado ou do futuro, aproveitando o momento presente.
Uma ferramenta que vai te ajudar nessa difícil tarefa é o treinamento diário de meditação. Esse treinamento consiste em treinar a mente a focar a atenção em uma única coisa, com isso levamos esse foco e atenção para fora do treinamento e aplicamos isso no dia a dia.
Como visto anteriormente, praticar a meditação fora do contexto e sem um método completo é menos eficiente e muito mais difícil. No entanto, não é apenas esse erro que acontece. O praticante que não usa um método original e com as técnicas de suporte precisará de muito mais tempo de meditação para obter os mesmos efeitos que um método mais completo atinge em muito menos tempo. Além disso, métodos menos completos tornam a prática aborrecida.
Um método autêntico é extremamente agradável de praticar, gerando um sentimento extremamente positivo e estimulando o progresso.
Se você não praticar a meditação de forma disciplinada, não funcionará. Se você não tem um professor experiente para orientá-lo, a meditação também pode não funcionar.
Um neurocientista da Universidade de Harvard realizou uma extensa pesquisa sobre os efeitos da meditação. Ela usou scanners cerebrais e o que encontrou realmente a surpreendeu de forma positiva! A meditação realmente modifica seu cérebro!
O praticante de meditação aumenta o tamanho da matéria cinzenta do cérebro em algumas regiões, como o córtex sensorial, o que aumenta a sua capacidade de se tornar mais presente na vida e de ser mais consciente de si mesmo. Também aumenta o córtex frontal que é responsável pela memória, foco e a capacidade de uma melhor tomada de decisão. Eles também perceberam que o praticante ganha uma maior capacidade de reduzir o estresse e a ansiedade.
Sabe-se pela ciência que o córtex frontal diminui com o envelhecimento, mas um meditador de 50 anos tem o córtex frontal com o mesmo tamanho que uma pessoa comum de 25 anos de idade. Isso é realmente fascinante!
Como conclusão, o estudo mostrou que 2 meses de treinamento são suficientes para começar a aumentar certas regiões do cérebro.
Há mais de 10 anos nossa escola une cultura, filosofia e desenvolvimento pessoal em um ambiente acolhedor, localizada no bairro Bom Retiro em Curitiba, nossa escola possui estrutura para aulas particulares e em grupo, é uma referência dentro do segmento.
Feito com ♥️ pelo Bureau de Tecnologia