Por Vilmar Duarte
Ao longo de nossa vida, desde que tomamos consciência de nossa existência através das experiências de relacionamentos que temos com outras pessoas e com o mundo, temos uma dualidade extremamente complexa para lidar: quem e como sou quando interajo com o mundo externo, mesmo que sozinho e quem e como sou quando estou em silêncio prestando atenção em mim.
Enquanto estamos nos relacionando com outras pessoas, animais, natureza ou coisas, aparentemente estamos no modo automático, o que denota uma normalidade intrínseca (mas não o que deveria ser) dos seres humanos ao relacionarem-se. Este nível de relacionamento seria a manifestação de nosso eu projetivo, também conhecido como o eu da narrativa, que passa a grande maioria do tempo revivendo seu passado ou imaginando o que poderá acontecer no futuro.
Contudo este relacionamento com o externo está bem longe de ser uma experiência completa de nossas vidas. Temos de ter em mente que dentro de nós existe uma forma de relacionamento com nosso mundo interno, onde o eu que se manifesta é o chamado eu experiencial, que amplia nossa consciência no momento presente.
Com a combinação destes relacionamentos (eu projetivo e o eu experiencial) temos uma
vivência mais completa de nossa realidade, onde devemos perceber que temos três
elementos fundamentais para que isto possa ser possível: o sujeito do relacionamento, o objeto deste relacionamento e o relacionamento propriamente dito, desde que haja uma expansão desta percepção do presente, extremamente volátil, o que é necessário iniciar
com a técnica de mindfulness, (conceito da década de 1970, Vale do Silício), que no hinduísmo já é utilizado há milênios (dháraná).
Esta atenção no momento presente é a base de uma expansão da consciência, e sem um treinamento mais direcionado a grande maioria das pessoas nunca experienciará a realidade, e se manterá submersa em seu cotidiano olhando apenas pelo prisma de seus paradigmas.
Em nossa Escola, com a utilização do DeROSE Method®, ensinamos ferramentas para aumento do foco, concentração, mindfulness e meditação.